Algumas notas sobre a quantificação de Degree Achievements em Português Europeu
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a5Palavras-chave:
adjetivos graduáveis, telicidade, quantificação verbal, escalasResumo
A presente investigação aborda a quantificação de Degree Achievements (DAs) em Português Europeu (PE). Os DAs têm sido bastante investigados, por se tratarem, na sua maioria, de verbos deadjetivais, que herdam a sua estrutura de adjetivos graduáveis, e que apresentam a particularidade de permitirem uma ambiguidade de leituras relativamente à telicidade do evento que projetam: télicas e atélicas. Por se tratar de verbos que derivam de adjetivos graduáveis, os DAs têm sido considerados, na literatura, predicados graduáveis, o que permite questionar se este tipo de verbo poderá ou não ser quantificado. Dessa forma, o presente trabalho pretende verificar a compatibilidade deste tipo de verbos com os quantificadores muito e pouco em PE. Tendo em conta a investigação de Quadros Gomes (2011a, 2011b ) sobre a modificação de adjetivos graduáveis por muito e bemem Português do Brasil (PB), pretende-se, neste caso, compreender de que modo a quantificação por muito e pouco atuará nos DAs, particularmente no que diz respeito à estrutura escalar destes verbos (DAs derivados de escala aberta derivados de escala fechada), bem como à leitura final obtida: télica, atélica ou ambas. Os resultados parecem mostrar que o tipo de escala não influencia a leitura final, já que nenhum dos DAs em análise induz uma leitura télica (de grau máximo, contextualmente definido). De facto, em todos os casos, incluindo os DAs de escala fechada, a leitura obtida é atélica, denotando uma interpretação de processo. Além disso, em PE, uma segunda leitura, relativa à frequência das eventualidades (i.e., a uma repetição do evento denotado pelo verbo), parece estar disponível na maioria dos casos.
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