Colocação de clíticos em PE L2
Percurso de desenvolvimento e estado final
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a7Palavras-chave:
colocação de clíticos, português Europeu, L2, desenvolvimento, estádio finalResumo
Este estudo investiga a aquisição da colocação de clíticos em PE L2, recorrendo a uma tarefa de produção oral induzida e a uma tarefa de juízos de aceitabilidade rápidos. Os participantes são 20 falantes de PE L1 e 30 aprendentes de espanhol L1-PE L2 nos níveis intermédio a quase-nativo. Os resultados mostram que a ênclise estabiliza cedo (pelo menos, na produção) e a próclise se desenvolve sequencialmente, seguindo um percurso semelhante ao observado na aquisição de L1: Negação > Completivas de conjuntivo > Completivas de indicativo > Adverbiais, sujeitos quantificados. Os contextos de desenvolvimento mais tardio são os menos categóricos nas gramáticas nativas, o que pode dar origem a maior variabilidade no input e acrescentar complexidade à tarefa de aquisição. Por isso, os aprendentes necessitam de exposição prolongada a input para descobrir os padrões de colocação de clíticos em PE. A sua aquisição plena parece ser possível, mas apenas no nível quase nativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Alexandra Fiéis, Ana Madeira, Joana Teixeira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).