Colocação de clíticos em PE L2

Percurso de desenvolvimento e estado final

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a7

Palavras-chave:

colocação de clíticos, português Europeu, L2, desenvolvimento, estádio final

Resumo

Este estudo investiga a aquisição da colocação de clíticos em PE L2, recorrendo a uma tarefa de produção oral induzida e a uma tarefa de juízos de aceitabilidade rápidos. Os participantes são 20 falantes de PE L1 e 30 aprendentes de espanhol L1-PE L2 nos níveis intermédio a quase-nativo. Os resultados mostram que a ênclise estabiliza cedo (pelo menos, na produção) e a próclise se desenvolve sequencialmente, seguindo um percurso semelhante ao observado na aquisição de L1: Negação > Completivas de conjuntivo > Completivas de indicativo > Adverbiais, sujeitos quantificados. Os contextos de desenvolvimento mais tardio são os menos categóricos nas gramáticas nativas, o que pode dar origem a maior variabilidade no input e acrescentar complexidade à tarefa de aquisição. Por isso, os aprendentes necessitam de exposição prolongada a input para descobrir os padrões de colocação de clíticos em PE. A sua aquisição plena parece ser possível, mas apenas no nível quase nativo.

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Publicado

2023-10-22

Como Citar

Fiéis, A., Madeira, A., & Teixeira, J. (2023). Colocação de clíticos em PE L2: Percurso de desenvolvimento e estado final. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (10), 115–137. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a7