Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a3Palavras-chave:
desenvolvimento sintático, escrita, subordinação, portuguêsResumo
O presente estudo procura aprofundar o desenvolvimento longitudinal da complexidade sintática na escrita, em fases iniciais de desenvolvimento. Parte-se da hipótese de que o uso de estruturas de subordinação contribui para a caracterização da complexidade sintática em produções escritas, nomeadamente em narrativas produzidas nos primeiros anos de escolaridade. Concretamente, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Que estruturas de subordinação são mais frequentes em narrativas produzidas em quatro momentos distintos do percurso escolar?; (ii) Existe um aumento em número e em diversidade nas estruturas de subordinação usadas?; (iii) É possível identificar diferentes perfis de desenvolvimento relativamente à produção de estruturas de subordinação na escrita? Para responder a estas questões, foi reunido e analisado um conjunto de produções escritas que permitisse observar a evolução na produção de diferentes estruturas de subordinação. O corpus inclui 172 textos, produzidos por 43 crianças de 1.º ciclo falantes de português europeu em momentos distintos do percurso escolar (início e fim do 2.º ano de escolaridade, e início e fim do do 3.º ano de escolaridade). As categorias de análise consideradas foram o tipo de oração subordinada (adverbial; relativa; completiva) e o subtipo de oração subordinada (e.g., adverbial temporal, condicional, final, causal; relativa de sujeito, de objeto, livre). Globalmente, os resultados permitem caracterizar a escrita das crianças quanto ao tipo, número e diversidade de estruturas de subordinação usadas ao longo do tempo. Complementarmente, da análise das produções individuais das crianças, foi possível identificar diferentes perfis de desenvolvimento. De um modo geral, o estudo apresenta evidências para se concluir que a subordinação é um indicador relevante para a caracterização de produções escritas iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Joana Batalha, Aida Cardoso, Maria Lobo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).