Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a3

Palavras-chave:

desenvolvimento sintático, escrita, subordinação, português

Resumo

O presente estudo procura aprofundar o desenvolvimento longitudinal da complexidade sintática na escrita, em fases iniciais de desenvolvimento. Parte-se da hipótese de que o uso de estruturas de subordinação contribui para a caracterização da complexidade sintática em produções escritas, nomeadamente em narrativas produzidas nos primeiros anos de escolaridade. Concretamente, procurou-se dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Que estruturas de subordinação são mais frequentes em narrativas produzidas em quatro momentos distintos do percurso escolar?; (ii) Existe um aumento em número e em diversidade nas estruturas de subordinação usadas?; (iii) É possível identificar diferentes perfis de desenvolvimento relativamente à produção de estruturas de subordinação na escrita? Para responder a estas questões,  foi reunido e analisado um conjunto de produções escritas que permitisse observar a evolução na produção de diferentes estruturas de subordinação. O corpus inclui 172 textos, produzidos por 43 crianças de 1.º ciclo falantes de português europeu em momentos distintos do percurso escolar (início e fim do 2.º ano de escolaridade, e início e fim do do 3.º ano de escolaridade). As categorias de análise consideradas foram o tipo de oração subordinada (adverbial; relativa; completiva) e o subtipo de oração subordinada (e.g., adverbial temporal, condicional, final, causal; relativa de sujeito, de objeto, livre). Globalmente, os resultados permitem caracterizar a escrita das crianças quanto ao tipo, número e diversidade de estruturas de subordinação usadas ao longo do tempo. Complementarmente, da análise das produções individuais das crianças, foi possível identificar diferentes perfis de desenvolvimento. De um modo geral, o estudo apresenta evidências para se concluir que a subordinação é um indicador relevante para a caracterização de produções escritas iniciais.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

Batalha, J., Cardoso, A., & Lobo, M. (2024). Desenvolvimento de estruturas de subordinação na escrita: estudo longitudinal com crianças de 1.º ciclo. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (11), 55–70. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a3