Os enunciados de escrita argumentativa e expositiva em manuais de português do 9.º ano – uma perspetiva discursivo-pragmática

Autores

  • Isabel Sebastião Centro de Linguística da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a18

Palavras-chave:

manuais escolares, escrita, enunciados instrucionais, Análise do discurso

Resumo

O presente artigo insere-se no campo da linguística aplicada ao ensino, mais especificamente no domínio da escrita. Considera-se uma questão que assume relevância, uma vez que a avaliação de conhecimentos e de aprendizagens é realizada, maioritariamente, através da produção escrita. O objetivo principal deste texto, que se insere num projeto mais amplo, visa compreender em que medida os enunciados existentes em manuais de português de 9.º ano, nos itens de construção de resposta extensa (Neves & Ferreira, 2015), auxiliam a compreensão da(s) tarefa(s) a realizar pelo(s) aluno(s). Neste caso especificamente, a análise incide sobre enunciados que convocam conhecimento(s) relativo(s) a géneros da ordem do expor e do argumentar (Schneuwly & Dolz, 2004; Adam, 1999). O corpus é constituído pelos manuais de 9.º ano que abrangem um maior número de escolas em Portugal, os mais selecionados pelos agrupamentos de escolas, e, por isso, um maior número de alunos. O estudo segue uma metodologia na perspetiva da Análise do Discurso, mais especificamente um quadro teórico discursivopragmático.

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Sebastião, I. (2017). Os enunciados de escrita argumentativa e expositiva em manuais de português do 9.º ano – uma perspetiva discursivo-pragmática. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (3), 333–346. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a18