RAPL
Associação Portuguesa de Linguística
ISSN: 2183-9077 (Online)
A RAPL aceita para publicação artigos originais que resultem de trabalho apresentado, em formato de comunicação oral ou de poster, no Encontro Nacional da APL.
Há uma chamada anual para o volume que reúne os trabalhos apresentados no encontro do ano anterior. Não são aceites trabalhos apresentados em encontros mais antigos, nem trabalhos que não tenham sido apresentados no ENAPL.
A RAPL não tem chamada aberta em permanência. Todos os artigos submetidos que não cumpram estes requisitos são rejeitados.
A RAPL aceita a submissão de artigos de autores doutorados e não doutorados, sócios e não sócios.
São aceites originais escritos em língua portuguesa ou inglesa, respeitando os padrões ortográficos vigentes em cada língua.
O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados em Português e em Inglês (abstract e keywords). Os artigos não devem exceder 12.000 palavras (incluindo as notas e as referências). Os textos publicados e as imagens (se as houver) são da responsabilidade dos respetivos autores.
Os originais submetidos devem estar rigorosamente formatados segundo o modelo de formatação de artigos e devem seguir as normas de publicação da revista, disponíveis AQUI.
Os artigos que não seguem o modelo de formatação e as normas são devolvidos ao autor, sem processo de revisão.
Ao submeter um artigo à RAPL, o autor declara, obrigatoriamente, que o artigo é original e é da sua autoria, comprometendo-se a colaborar nas várias etapas de revisão do trabalho.
Todos os textos propostos à revista RAPL são submetidos a um processo simples de revisão por pares (single-blind). Todos os avaliadores que participem no processo de revisão de um volume são mencionados na publicação.
Os revisores emitem parecer sobre os trabalhos, seguindo as normas de revisão da revista e sugerindo as alterações que considerarem necessárias. Os artigos avaliados podem ser aprovados sem sugestão de modificações, com sugestão de modificações menores ou com pedido de revisões maiores. Podem ainda ser recusados definitivamente.
No caso de um parecer ser favorável e outro negativo, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
Os autores que publicam na RAPL concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).
As informações pessoais (como nomes e endereços) são usadas exclusivamente para os serviços prestados pela RAPL. Não são disponibilizados a terceiros nem usados para outras finalidades.
A RAPL está preservada digitalmente através do PKP Preservation Network. (PKP PN).
A revista é organizada pela APL - Associação Portuguesa de Linguística (ISSN: 2183-9077)
Os conteúdos publicados nesta plataforma estão disponíveis para consulta e uso de forma gratuita, em regime de acesso aberto, sempre que sejam devidamente referenciados os autores e a fonte, e a sua utilização não tenha fins lucrativos. Publicações sob a licença Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)