Chamada de artigos para o número temático da Revista da Associação Portuguesa de Linguística (volume 12)

2024-04-17

Linguística e educação: variação linguística nas escolas portuguesas

Editores convidados: Adriana Cardoso* e Joana Batalha** 

*Instituto Politécnico de Lisboa e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

** NOVA FCSH - Universidade NOVA de Lisboa e Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

 

As escolas portuguesas têm registado nos últimos anos um número crescente de
alunos de nacionalidade estrangeira, sendo que mais de dois terços destes alunos
falam uma variedade do português diferente da europeia, nomeadamente uma
variedade brasileira ou africana. 
São muitas as questões que se impõem neste contexto, entre as quais: Quais são as
conceções de professores e alunos portugueses sobre as variedades brasileiras e
africanas do português? Que conhecimentos têm sobre estas variedades? Como
gerem os professores a diversidade linguística em sala de aula? Que critérios adotam
para a avaliação das produções orais e escritas de alunos falantes de variedades não
europeias do Português?
Neste número temático da Revista da Associação Portuguesa de Linguística,
pretende-se reunir investigação interdisciplinar sobre este fenómeno, centrada na
interseção entre linguística e educação. Aceita-se a submissão de artigos com
diferentes orientações teóricas que tenham como denominador comum uma efetiva
ligação com os contextos de ensino-aprendizagem e com práticas educativas
desenvolvidas neste domínio.

Prazo de submissão: 30 de setembro de 2024,

Submissão através da plataforma online da RAPL: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/about/submissions

Normas de publicação: https://apl.pt/wp-content/uploads/2023/11/RAPL_normas-de-formatacao_template_Nov2023.docx