Desenvolvimento de pronomes clíticos em produções escritas iniciais
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a17Palavras-chave:
pronomes clíticos, escrita, português europeu, primeiro cicloResumo
Este trabalho investiga o desenvolvimento na produção de pronomes clíticos nas fases iniciais da escrita de crianças do primeiro ciclo. A partir de um corpus de 272 textos narrativos produzidos por 136 crianças no início do 2.º ano de escolaridade e no início do 3.º ano de escolaridade, com base numa tarefa de escrita que integra o instrumento de diagnóstico do Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (PIPALE), compara-se a produção de clíticos em cada um dos momentos. Conclui-se que há desenvolvimento da produção de clíticos entre os dois momentos, podendo a presença de clíticos, a sua distribuição e função, nas produções das crianças ser tomada como um indicador de desenvolvimento nas competências de escrita compositiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Vasiliki Vraka, Maria Lobo, Joana Batalha
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).