Nova versão do teste de repetição de pseudopalavras LITMUS-QU-NWR-EP
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln10ano2023a1Palavras-chave:
Teste de repetição de pseudopalavras, aquisição fonológica, sílaba, complexidade fonológica, bilinguismoResumo
Neste artigo, apresentamos um teste de repetição de pseudopalavras (LITMUS-QU-NWR) criado para avaliar a fonologia de crianças monolingues e bilingues. Este teste, disponível em várias línguas, caracteriza-se por conter uma parte tendencialmente universal, ou seja, independente da língua-alvo, e uma parte dependente da língua-alvo. Apresentamos os passos de adaptação do teste ao português europeu e os critérios de seleção dos parâmetros fonológicos a serem incorporados na versão portuguesa. Estes foram motivados pelos padrões de aquisição fonológica exibidos por crianças monolingues portuguesas, assim como pelos resultados de um primeiro estudo piloto que levou a uma reformulação do teste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Letícia Almeida, Maria João Freitas, Christophe dos Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).