O particípio presente no português antigo
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln1ano2016a18Palavras-chave:
particípio presente, gerúndio, português antigoResumo
Este artigo descreve o comportamento do particípio presente num corpus de português antigo e levanta algumas hipóteses sobre o seu estatuto sintático, em comparação com outras formas não finitas. Embora o particípio presente no português contemporâneo já não exista como forma verbal, no português antigo encontrámos ocorrências verbais desta forma. No português antigo, estas formas podiam ocorrer em contextos adjetivais típicos, mantendo as propriedades verbais. Embora haja alguma sobreposição entre particípio presente e gerúndio, argumentamos que a estrutura funcional das orações de particípio presente é mais defeituosa do que a estrutura funcional das orações de gerúndio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).