Efeitos do input na aquisição de PE L2: o caso dos objetos nulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a10

Palavras-chave:

objeto nulo, português europeu, L2, input, interfaces

Resumo

Este estudo investiga a aquisição de objetos nulos em português europeu (PE) como L2, utilizando uma tarefa de produção oral induzida e duas tarefas de juízos de aceitabilidade rápidos (escrita e oral). Os participantes são 25 falantes de PE L1 e 30 aprendentes adultos de espanhol L1 e PE L2 nos níveis intermédio a quase nativo. Os resultados mostram que os falantes de PE L1 e L2 produzem e aceitam clíticos significativamente mais do que objetos nulos. Relativamente aos objetos nulos, o grupo nativo apresenta efeitos significativos de animacidade (a aceitação é maior com um antecedente inanimado) e de acessibilidade (a aceitação é maior com um antecedente imediatamente acessível). Os grupos de L2 não apresentam efeitos de animacidade nem de acessibilidade, mesmo no nível quase nativo. Estes resultados mostram que os aprendentes de L2 podem ter dificuldades permanentes tanto na interface sintaxe-discurso como na interface sintaxe-semântica quando a construção que está a ser adquirida é pouco frequente no input e a L1 difere da L2.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

Teixeira, J., Fiéis, A., & Madeira, A. (2024). Efeitos do input na aquisição de PE L2: o caso dos objetos nulos. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (11), 196–214. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a10