Efeitos do input na aquisição de PE L2: o caso dos objetos nulos
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln11ano2024a10Palavras-chave:
objeto nulo, português europeu, L2, input, interfacesResumo
Este estudo investiga a aquisição de objetos nulos em português europeu (PE) como L2, utilizando uma tarefa de produção oral induzida e duas tarefas de juízos de aceitabilidade rápidos (escrita e oral). Os participantes são 25 falantes de PE L1 e 30 aprendentes adultos de espanhol L1 e PE L2 nos níveis intermédio a quase nativo. Os resultados mostram que os falantes de PE L1 e L2 produzem e aceitam clíticos significativamente mais do que objetos nulos. Relativamente aos objetos nulos, o grupo nativo apresenta efeitos significativos de animacidade (a aceitação é maior com um antecedente inanimado) e de acessibilidade (a aceitação é maior com um antecedente imediatamente acessível). Os grupos de L2 não apresentam efeitos de animacidade nem de acessibilidade, mesmo no nível quase nativo. Estes resultados mostram que os aprendentes de L2 podem ter dificuldades permanentes tanto na interface sintaxe-discurso como na interface sintaxe-semântica quando a construção que está a ser adquirida é pouco frequente no input e a L1 difere da L2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Joana Teixeira, Alexandra Fiéis, Ana Madeira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).