Conceções sobre as variedades brasileiras e africanas do português em manuais do ensino básico

Autores

  • Paulo Feytor Pinto Universidade Aberta / CELGA-ILTEC

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln12ano2025a4

Palavras-chave:

conceções linguísticas, variação geográfica, manuais, ensino básico

Resumo

Este texto identifica, nos oito manuais do 7º ano disponíveis no mercado português desde 2021, as conceções sobre variedades brasileiras e africanas do português que transparecem da abordagem da variação geográfica da língua prescrita pelo documento orientador do currículo desse ano de escolaridade. Seguindo a abordagem feita pelos manuais, o texto é constituído por cinco partes: variação geográfica, variedades regionais, variedades portuguesas, variedades brasileiras e variedades africanas. As principais conclusões deste estudo são que os manuais representam o português falado no Brasil, em Angola e Moçambique como três variedades homogéneas, ao contrário do português de Portugal, e com várias semelhanças entre si, especialmente na sua sintaxe específica. Nas três variedades, os pronomes pessoais átonos são colocados antes do verbo, o pronome pessoal complemento direto na terceira pessoa tende a não ser utilizado e todas apresentam vocabulário específico. Talvez por isso, alguns manuais incluem estas três variedades numa única categoria de português não europeu. Apesar desta aproximação, o português do Brasil é descrito com muito mais detalhe do que as duas variedades africanas.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Feytor Pinto, P. (2025). Conceções sobre as variedades brasileiras e africanas do português em manuais do ensino básico. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (12), 60–68. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln12ano2025a4