Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna

Autores

  • Catarina Rosa Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln12ano2025a5

Palavras-chave:

variação linguística, atitudes linguísticas, linguística educacional, Laboratório Gramatical

Resumo

O presente artigo expõe o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) de Português da autora durante o ano letivo 2021/2022. Partiu-se da hipótese de que a promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de português língua materna contribuiria para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos. Procedeu-se a uma intervenção didática assente na observação contrastiva e na reflexão sobre variedades nacionais do português, tendo sido adotado o modelo do Laboratório Gramatical. Como forma de avaliar a eficácia da intervenção, foram comparadas as respostas dos alunos a um questionário sobre variação linguística antes e depois da fase de lecionação. Os resultados a estes questionários, a par com dados qualitativos recolhidos nas fases de observação e lecionação das aulas, parecem indicar que o trabalho sobre variação linguística em sala de aula contribui para atitudes linguísticas mais positivas por parte dos alunos, bem como para a sua motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Castelo, Adelina (2012) Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: Descrição, implicações e aplicações para o ensino do português como língua materna. Dissertação de doutoramento, Universidade de Lisboa.

Chakraborty, Rahul (2017) A short note on accent-bias, social identity and ethnocentrism. Advance in Language and Literary Studies 8 (4), pp. 57-64. https://doi.org/10.7575/aiac.alls.v.8n.4p.57

Costa, Ana Luísa & Sónia Valente Rodrigues (2019) Grammar teaching in Portugal. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature 12 (2), pp. 21-40. https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.809

Costa, Ana Luísa (2021) Ensinar Português como língua pluricêntrica: Da consciência linguística à consciência da variação linguística. Palavras em Linha 4, pp. 23-33. https://doi.org/10.61248/pel.vi4.141

Costa, Ana Luísa & Sónia Valente Rodrigues (2023, 20 de janeiro) The grammar lab footprint [Comunicação oral]. Colóquio de Homenagem à Professora Inês Duarte, FLUL, Universidade de Lisboa.

Coutinho, Clara P., Adão Sousa, Anabela Dias, Fátima Bessa, Maria José Ferreira & Sandra Vieira (2009). Investigação-acção: Metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura 13 (2), pp. 455-479. https://hdl.handle.net/1822/10148

Denham, Kristin (2020) Positioning students as linguistic and social experts: Teaching grammar and linguistics in the United States. L1-Educational Studies in Language and Literature 20, pp. 1-16.

Duarte, Inês (2008) O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística. Ministério da Educação, Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Freitas, Maria João, Celeste Rodrigues, Teresa Costa & Adelina Castelo (2012) Os sons que estão dentro das palavras: Implicações para o ensino do português como língua materna. Edições Colibri.

Fromkin, Victoria, Robert Rodma & Nina Hyams (2014). Language in society. In An introduction to language (10ª ed). Wadsworth, pp. 279-329.

Garrett, Peter (2010) Attitudes to language. Cambridge University Press.

Giles, Howard & Andrew C. Billings (2004) Assessing language attitudes: Speaker evaluation studies. In Alan Davies & Catherine Elder (orgs.), The handbook of applied linguistics. Blackwell, pp. 187-209.

Hazen, Kirk (2005) English LIVEs: Language in variation exercises for today’s classrooms. In Kristin Denham & Anne Lobeck (orgs.), Language in the schools: Integrating linguistic knowledge into K-12 teaching. Lawrence Erlbaum Associates, pp. 181-189.

Hazen, Kirk (2017) Variationist approaches to language and education. In Kendall A. King, Yi-Ju Lai, Stephen May (orgs.), Research methods in language education (3ª ed.). Springer, pp. 145-157.

Kinzler, Katherine D., Kristin Shutts, Jasmine DeJesus & Elizabeth S. Spelke (2009) Accent trumps race in guiding children’s social preferences. Social Cognition 27, pp. 623-634. https://doi.org/10.1521/soco.2009.27.4.623

Labov, William (1983) The social motivation of a sound change. Word 19 (3), pp. 273-309. https://doi.org/10.1080/00437956.1963.11659799

Lippi-Green, Rosina (2012) English with na accent: Language, ideology, and discrimination in the United States (2ª ed.). Routledge.

Lobeck, Anne (2005) A critical approach to standard English. In Kristin Denham & Anne Lobeck (orgs.), Language in the schools: Integrating linguistic knowledge into K-12 teaching. Lawrence Erlbaum Associates, pp. 97-108.

Lobeck, Anne (2019) Teaching linguistic diversity as the rule rather than the exception. In Michelle D. Devereaux & Chris C. Palmer (orgs.), Teaching language variation in the classroom: Strategies and models from teachers and linguists. Routledge, pp. 76-83.

López García, María (2020) La clase de lengua como espacio de resistencia a la mirada monocéntrica y unipolar del español. Didacticae 8, pp. 78-96. https://doi.org/10.1344/did.2020.8.78-96

Martins, Guilherme d’Oliveira et al. (2017) Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.

Metz, Mike (2018) Exploring the complexity of high school students’ beliefs about language variation. Linguistics and education 45, pp. 10-19. https://doi.org/10.1016/j.linged.2018.02.003

Metz, Mike (2019) Principles to navigate the challenges of teaching English language variation: A guide for nonlinguists. In Michelle D. Devereaux & Chris C. Palmer (orgs.), Teaching language variation in the classroom: Strategies and models from teachers and linguists. Routledge, pp. 69-75.

Miranda, Giuliana (2021, 3 de maio) Português brasileiro rende nota menor e discriminação em escolas e universidades em Portugal. Folha de São Paulo.

Neuliep, James & Kendall M. Speten-Hansen (2013) The influence of ethnocentrism on social perceptions of nonnative accents. Language & Communnication 33, pp. 167-176. https://doi.org/10.1016/j.langcom.2013.05.001

Oliveira, Catarina Reis (2022) Indicadores de integração de imigrantes: Relatório estatístico anual 2022. Observatório das Migrações.

Plackowski, Amy (2019) "Word Crimes" and linguistic ideology: Examining student ideas about language in the English Language Arts Classroom. In Michelle D. Devereaux & Chris C. Palmer (orgs.), Teaching language variation in the classroom: Strategies and models from teachers and linguists. Routledge, pp. 3-10.

Raposo, Eduardo (2013) Pronomes. In Eduardo Raposo, Maria F. B. Nascimento, Maria A. C. Mota, Luísa Segura & Amália Mendes (orgs.), Gramática do Português (Vol. I), Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 883-918.

Reaser, Jeffrey, Carolyn Temple Adger, Walt Wolfram & Donna Christian (2017) Dialects at school: Educating linguistically diverse students. Routledge.

Rodrigues, Sónia Valente & Purificação Silvano (2023, 20 de janeiro) The grammar laboratory as a teaching-learning methodology of grammar: an analysis of the path made and to be made in Portugal [Comunicação oral]. Colóquio de Homenagem à Professora Inês Duarte, FLUL, Universidade de Lisboa.

Rosa, Catarina (2023) Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira. Relatório de estágio de mestrado, Universidade Nova de Lisboa.

Segura, Luísa (2013) Geografia da língua portuguesa. In Eduardo Raposo, Maria F. B. Nascimento, Maria A. C. Mota, Luísa Segura & Amália Mendes (orgs.), Gramática do Português (Vol. I), Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 71-75.

Siegel, Jeff (2007) Creoles and minority dialects in education: An update. Language and Education: An International Journal 21 (1), pp. 66-86. https://doi.org/10.2167/le569.0

Trask, Robert Lawrence (2007) Key concepts in language and linguistics (2ª ed.). Routledge.

Veloso, João & Rodrigues, Alexandra Soares (2002) A presença da fonética e da fonologia no ensino do Português (ensino básico e secundário): Algumas considerações preliminares. In Actas do encontro comemorativo dos 25 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp. 231-246.

Wardhaugh, Ronald & Janet M. Fuller (2014) An introduction to sociolinguistics (7ª ed.). Wiley Blackwell.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

Rosa, C. (2025). Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (12), 69–90. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln12ano2025a5