Variação linguística em sala de aula: conceções de futuros professores e professores em exercício

Autores

  • Joana Batalha Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa
  • Adriana Cardoso Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa /Universidade de Lisboa, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
  • Ana Luísa Costa Instituto Politécnico de Setúbal, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
  • Sónia Rodrigues Universidade do Porto, Centro de Linguística da Universidade do Porto
  • Isabel Sebastião Universidade do Porto, Centro de Linguística da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln12ano2025a3

Palavras-chave:

conceções de professores, variação linguística, língua pluricêntrica, variedades africanas do português, variedade brasileira do português

Resumo

O número de alunos falantes das variedades africanas e brasileira do português tem aumentado nas escolas portuguesas nos últimos anos. As questões suscitadas por contextos de aprendizagem em que coexistem estas variedades motivam a investigação sobre conhecimentos, valorização e práticas pedagógicas relativamente a variação linguística, enquadrada por estudos de conceções para o ensino de outras línguas. O presente artigo pretende contribuir para uma caracterização das conceções predominantes de futuros professores e professores em exercício sobre a variação linguística em sala de aula. Mais concretamente, pretende-se comparar as conceções de futuros professores e professores em exercício relativamente às seguintes dimensões: (i) conhecimento sobre variação linguística; (ii) impacto do uso de diferentes variedades do português em sala de aula; (iii) práticas de ensino sobre variação linguística. O estudo, desenvolvido a partir de uma análise quantitativa de respostas a um questionário por 56 futuros professores e 40 professores em exercício, evidencia conceções globalmente positivas da variação. Diferenças significativas entre conceções de futuros professores e professores em exercício e algumas contradições manifestadas pelos participantes apontam para a urgência de mais investigação que fundamente uma pedagogia linguística e culturalmente responsiva.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Batalha, J., Cardoso, A., Costa, A. L., Rodrigues, S., & Sebastião, I. (2025). Variação linguística em sala de aula: conceções de futuros professores e professores em exercício. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (12), 39–59. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln12ano2025a3