'E essa é a minha opinião': para o estudo da emergência da escrita argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a24Palavras-chave:
escrita, géneros textuais, consciência textual, texto de opinião, texto argumentativoResumo
In this article, we present an empirical study on early argumentative writing, in opinion texts written by children of the 2nd and 4th grade (1st cycle of basic education). The analysis of discourse and linguistic properties shows early skills in written argumentation. These results call into question the Portuguese teaching guidelines, which only begin providing for the writing of opinion texts in the 5th grade. This study also brings to light the conclusions of similar studies (Brassart, 1990, Leal & Morais, 2006) and contributes to the characterization of writing development and linguistic awareness in the initial school years.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Ana Luísa Costa, Sónia Cerqueira, Vanessa Carreto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).