A referência metalinguística no processo de escrita colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a4Palavras-chave:
escrita, escrita colaborativa, processo de escrita, metalinguagem, consciência metalinguísticaResumo
O processo de escrita colaborativa ativa a referência metalinguística na interação que os participantes colocam em prática para gerar e tomar decisões sobre as unidades linguístico-textuais que formarão o texto. O estudo apresentado no presente artigo teve como objetivo analisar a referência metalinguística no processo de escrita colaborativa de alunos do ensino básico. Toma como enquadramento teórico‑concetual a complexidade do processo de escrita quanto a níveis linguístico-textuais que são objeto de operações e quanto a componentes ativadas e as características que o processo adquire quando a produção de um texto é realizada em conjunto. Metodologicamente, procedeu ao registo da interação de alunos de diferentes anos de escolaridade no decurso do processo. A análise incidiu na presença de manifestações de referência metalinguística, nos mecanismos ativados para a sua construção, nos níveis ou domínios linguístico-textuais sobre que incide e nos termos metalinguísticos utilizados. Além dos valores globais, considerou os valores dos diversos anos de escolaridade, segundo, quarto, sexto e oitavo, para apreender tendências de progressão. Os resultados evidenciam a presença da referência metalinguística no processo analisado, com amplo recurso a termos metalinguísticos. A referência abrange os diversos níveis e domínios linguístico-textuais, salientando-se o domínio da pontuação. Os termos metalinguísticos são utilizados numa perspetiva funcional ao serviço das operações e decisões e para garantir a homogeneidade do produto textual entre os participantes. A comparação entre os diversos anos revela a diminuição significativa do peso da ortografia do segundo para o quarto ano e o relevo crescente do nível associado aos domínios do género, texto e discurso. Emerge também do estudo a relevância do formato da tarefa de escrita colaborativa posta em prática para os valores alcançados pela referência metalinguística nos diversos domínios e para a ativação do conhecimento ligado à aprendizagem gramatical.
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