Níveis e descritores de complexidade textual para adultos de baixa literacia: um referencial do projeto iRead4Skills
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a9Palavras-chave:
literacia, complexidade textual, adultos de baixa literacia, referencial, descritoresResumo
Este trabalho pretende descrever o processo de desenvolvimento de um referencial de complexidade textual inserida no âmbito do projeto iRead4Skills. O nosso objetivo é fazer uma descrição e análise dos traços linguísticos que conferem complexidade aos textos, em particular àqueles que se destinam a adultos de baixa literacia. Apesar da existência de orientações sobre a proficiência em leitura (QECR, PISA, etc.), pouca atenção é dada às dificuldades de leitura sentidas por adultos em programas de ensino e formação de adultos (EFA), e a como estas dificuldades se manifestam linguisticamente nos textos. Baseado em referenciais usados atualmente (ALTE, ANQEP, QECR, PIAAC), este trabalho propõe a definição de níveis de complexidade do Português Europeu para adultos de baixa literacia, com base na análise crítica desses referenciais, na observação e análise de textos, e na validação por profissionais da área de EFA. Composta por três níveis – Muito Fácil, Fácil e Claro –, esta proposta considera, para cada nível, aspetos linguísticos como a dimensão léxico-conceptual, a ocorrência de certos tipos de estruturas sintáticas e a coesão textual, como indutores e/ou marcadores de complexidade. Estas dimensões são detalhadas através de descritores associados aos diferentes níveis de complexidade textual estabelecidos. Paralelamente, e de modo interativo, os níveis e descritores de complexidade foram usados na compilação de um corpus, através da seleção de textos para cada nível a partir dos descritores propostos e da identificação dos traços linguísticos específicos de cada texto. Com o intuito de testar e validar a proposta, os níveis e descritores foram levados a avaliação e discussão por professores de EFA. Fazendo a ponte entre a investigação e a aplicação prática em sala de aula, o referencial aqui avançado contribui para a criação de ferramentas automáticas de análise de complexidade textual e para o desenvolvimento de assistentes de escrita de textos com diferentes níveis de complexidade, o que poderá ajudar a sugerir materiais de leitura adequados a adultos de baixa literacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ricardo Monteiro, Susana Correia, Raquel Amaro, Michell Moutinho, Sílvia Barbosa, Maria Leonor Reis

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



