Alternâncias linguísticas na comunidade portuguesa residente em Andorra: um estudo sociolinguístico
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a1Palavras-chave:
atitudes linguísticas, convergência gramatical, code-switching, empréstimo lexical, comunidade portuguesa em AndorraResumo
De acordo com o Departament d'Estadística d’Andorra (2025), residem, em Andorra, 8510 portugueses, o que constitui 9,7% da população. O objetivo deste trabalho é caracterizar as alternâncias linguísticas presentes no discurso de informantes da comunidade portuguesa em Andorra. Mais especificamente, a partir da proposta de Poplack (2020), pretende-se verificar de que forma, e em que contextos, as alternâncias linguísticas (português-catalão/português-espanhol) estão presente do discurso oral dos falantes que têm o português como língua materna (PLM) e como língua de herança (PLH). Este trabalho debruça-se, também, sobre as atitudes linguísticas da comunidade portuguesa em relação ao catalão e ao português. De forma a estudar a influência do catalão e do espanhol no discurso oral dos portugueses residentes em Andorra, foram entrevistados 18 falantes do português língua materna, residentes há mais de quatro anos em Andorra, e 9 falantes de português língua de herança. Os resultados mostram que, no caso dos falantes de PLM, a variável escolaridade e o tempo de residência em Andorra são fatores determinantes para explicar a frequência de ocorrência das alternâncias linguísticas e a sua caracterização. Verificou-se, ainda, que o uso do catalão no contexto de trabalho e a frequência escolar no sistema andorrano potenciam as alternâncias linguísticas com o catalão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Joana Aguiar, Carolina Bastida Serra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



