"Isto dá muito trabalho" - a interação metalinguística de estudantes de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a6

Palavras-chave:

interação, atividade metalinguística, conceitos gramaticais, Laboratório Gramatical, formação de professores

Resumo

O estudo da interação entre estudantes de um curso de formação de professores durante a resolução de um Laboratório Gramatical é guiado por dois objetivos, (i) caraterizar interações metalinguísticas adultos escolarizados perante problemas gramaticais em trabalho colaborativo e (ii) consolidar um modelo de análise integrada da interação que explore a relação entre argumentação metalinguística e o conhecimento metalinguístico. A interação metalinguística é entendida enquanto vertente da atividade metalinguística (Camps, 2014), sendo materializada em discurso verbal dialógico, neste caso contextualizado na resolução de problemas de gramática. Enquadrada por outros estudos da interação no quadro sociocultural-vygotskiano (Mercer, 2019; Edwards & Mercer, 2013), a análise segue o modelo integrado de Fontich (2010a), que explora a relação entre argumentação metalinguística e conhecimento metalinguístico verbalizado. Os resultados permitem identificar três padrões de interação e apontam para uma dissociação entre a gramática que se sabe, evidenciada no produtos-resposta, e a capacidade para fundamentar o que se sabe.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Costa, A. L., & Fontich, X. (2025). "Isto dá muito trabalho" - a interação metalinguística de estudantes de educação . Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (13), 120–141. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a6