Será o ChatGPT um bom divulgador científico em cosmetologia? Um estudo linguístico sobre textos de divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a12

Palavras-chave:

textos de divulgação científica, características linguísticas, grandes modelos de linguagem, ChatGPT

Resumo

O género textual de divulgação científica é fundamental para a disseminação do conhecimento científico de forma acessível e compreensível junto do público não especializado, apresentando estrutura e características diferentes das dos artigos científicos (e.g., Garces-Conejos & Sanchez-Macarro, 1998; Zamboni, 1998). Os estudos sobre as propriedades linguísticas do texto de divulgação científica em português europeu não abundam, sendo a exceção o projeto Promoção da Literacia Científica (Gonçalves & Jorge, 2018). Por outro lado, no âmbito da produção de conteúdo, os grandes modelos de linguagem (LLM), nomeadamente os modelos GPT da OpenAI, ganharam, em pouco tempo, atenção generalizada do público. Sendo recentes, a avaliação da qualidade linguística dos textos produzidos é ainda muito reduzida. Tendo estas premissas em consideração, o presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade linguística das respostas geradas pelo ChatGPT (GPT-3.5) no domínio da cosmetologia, no que respeita às categorias de produtos cosméticos, ingredientes, segurança e eficácia e regulamentação, visando identificar padrões que permitam compreender as diferenças e/ou semelhanças entre o conteúdo gerado pelo LLM e aquele produzido por especialistas humanos no Portal infoCosméticos. Para isso, foram selecionadas vinte questões previamente respondidas e publicadas no portal e, posteriormente, criados quatro prompts distintos com diferentes graus de complexidade, que deram origem a oitenta respostas geradas pelo ChatGPT. As respostas foram, de seguida, analisadas, de acordo com os resultados conduzidos por uma grelha de avaliação linguística composta por 11 perguntas. A análise produziu resultados de diferentes tipos: em termos globais, as respostas escritas pelos especialistas produzem resultados ligeiramente superiores às do ChatGPT; quanto à coesão interfrásica, constatou-se que os textos produzidos por especialistas usam um número reduzido de conectores, contrastando com o uso recorrentemente de marcadores discursivos nos textos do ChatGPT; verifica-se o uso de jargão científico não explicado e uma macroestrutura com ausência do parágrafo da conclusão, nos textos publicados no portal; os textos gerados pelo ChatGPT apresentam uma frequência elevada de repetições e/ou tautologias.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Pacheco, A. F., Guimarães, N., Torres, A., Silvano, P., & Almeida, I. (2025). Será o ChatGPT um bom divulgador científico em cosmetologia? Um estudo linguístico sobre textos de divulgação científica. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (13), 260–280. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a12