"O que são sons?" – Dados sobre a competência metafonológica de futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a2Palavras-chave:
formação inicial de professores, fonologia, português europeu, consciência fonológicaResumo
Este estudo investiga os níveis de desempenho de estudantes em cursos de formação de professores em tarefas de consciência fonológica, com o objetivo de identificar lacunas na formação inicial de professores no domínio da Fonologia. A amostra inclui 98 estudantes de licenciatura e mestrado, que responderam a um questionário online com questões sobre consciência silábica, fonémica, relação fonema-grafema e conhecimento fonológico explícito. Os resultados evidenciam limitações significativas no conhecimento metafonológico, nomeadamente na identificação de acento de palavra, sílabas, sons e rimas, bem como na explicação de fenómenos fonológicos, observando-se uma influência da ortografia nas respostas dos participantes e um desempenho ligeiramente superior entre os estudantes de mestrado. Estes resultados revelam a necessidade urgente de reforçar o ensino explícito da Fonologia na formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Clara Amorim, Adelina Castelo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



