"O que são sons?" – Dados sobre a competência metafonológica de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a2

Palavras-chave:

formação inicial de professores, fonologia, português europeu, consciência fonológica

Resumo

Este estudo investiga os níveis de desempenho de estudantes em cursos de formação de professores em tarefas de consciência fonológica, com o objetivo de identificar lacunas na formação inicial de professores no domínio da Fonologia. A amostra inclui 98 estudantes de licenciatura e mestrado, que responderam a um questionário online com questões sobre consciência silábica, fonémica, relação fonema-grafema e conhecimento fonológico explícito. Os resultados evidenciam limitações significativas no conhecimento metafonológico, nomeadamente na identificação de acento de palavra, sílabas, sons e rimas, bem como na explicação de fenómenos fonológicos, observando-se uma influência da ortografia nas respostas dos participantes e um desempenho ligeiramente superior entre os estudantes de mestrado. Estes resultados revelam a necessidade urgente de reforçar o ensino explícito da Fonologia na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Amorim, C., & Castelo, A. (2025). "O que são sons?" – Dados sobre a competência metafonológica de futuros professores. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (13), 27–53. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a2