Mapa da difusão mundial do português
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln14ano2026a1Palavras-chave:
Geolinguística, língua portuguesa, lusofonia, representaçõesResumo
Muitos manuais de português apresentam um mapa da distribuição mundial da língua portuguesa. Os materiais didáticos disponíveis nos sítios do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) também apresentam este tipo de mapa. Estes planisférios refletem as atitudes dos seus autores e das comunidades que falam português e contribuem para a reprodução dessas mesmas atitudes junto de quem aprofunda as suas competências em língua portuguesa. Assim, este texto tem dois objetivos: (i) caracterizar as atitudes que estes materiais didáticos refletem e promovem e (ii) apresentar sugestões que possam resultar numa representação mais fidedigna da realidade. Para o efeito, é analisado o mapa-mundo publicado no Blogue do IILP, que representa os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e o território autónomo chinês em que o português é língua oficial com um número para cada país e território que é difícil identificar a que se refere. Trata-se, além disso, de um planisfério em que o hemisfério norte é duas vezes maior que o hemisfério sul, Portugal é o país apresentado com mais detalhe, a diversidade linguística dos países que têm o português como língua oficial é ignorada assim como são ignorados os lusófonos, principalmente das diásporas brasileira e portuguesa, que não vivem em países ou territórios de língua oficial portuguesa.
Downloads
Referências
Calvet, A. & Calvet, L.J. (2022). Baromètre des langues dans le monde. Ministère de la Culture.
Coelho, A. (1881). Os dialectos romanicos ou neo-latinos na Africa, Asia e America. Casa da Sociedade de Geographia.
Grosso, M.J. (2018). Política e ensino da língua portuguesa na Região Administrativa Especial de Macau (pós-1999). In P. Pinto & S. Melo-Pfeifer (Eds.). Políticas Linguísticas em Português (pp. 169-181). Lidel.
INE (2009). III Recenseamento Geral da População e Habitação, Guiné-Bissau. Características Socioculturais. Instituto Nacional de Estatística.
INE (2010). IV Recenseamento Geral da População e Habitação, Cabo Verde – Educação. Instituto Nacional de Estatística.
INE (2013). Resultados Nacionais do IV Recenseamento Geral da População e da Habitação, São Tomé e Príncipe, 2012. Instituto Nacional de Estatística.
INE (2022). IV Recenseamento Geral da População e Habitação, 2017. Indicadores sócio-demográficos. Moçambique. Instituto Nacional de Estatística.
IILP (2018). Sobre os países de língua portuguesa. In Blogue do IILP. Informações sobre promoção e difusão da língua portuguesa. Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Disponível em https://iilp.wordpress.com/2018/06/11/sobre-os-paises-de-lingua-portuguesa/ (Consultado em 10-11-2025)
Inverno, L. (2018). Contacto linguístico em Angola - Retrospetiva e perspetivas para uma política linguística. In P. Pinto & S. Melo-Pfeifer (Eds.). Políticas Linguísticas em Português (pp. 82-105). Lidel.
Martins, A.M. (n.d.). Geografia da Língua Portuguesa. In Castro, I. (dir.). História da Língua Portuguesa em linha. Centro Virtual Camões – Camões ICL. Disponível em http://cvc.instituto- camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html (Consultado em 10-11-2025)
Ministério da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais. 10º ano. Secundário. Português. Ministério da Educação.
OCHA (2004) Timor-Leste - 2004 Population and Housing Census. United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs. Disponível em: https://data.humdata.org/dataset/east- timor-other-0-0? (Consultado em 22-06-2024)
Pereira, M.J. & F.B. Delindro (2021). Págin@s 10. Português – 10º ano. Areal Editores.
Pinto, P. F. (no prelo). Representações sobre a origem, evolução e distribuição da língua portuguesa nos manuais do ensino secundário. In L. Inverno, I. Santos & M.J. Carvalho (orgs). Pelo Tempo e pelo Espaço. Homenagem a Clarinda de Azevedo Maia. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos (2024). Comunidades Brasileiras no Exterior. Ano-base 2023. Ministério das Relações Exteriores.
Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (2022). Relatório da Emigração 2021. Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Reto, L. (coord) (2020). O essencial sobre a língua portuguesa como ativo global. Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Ruivo, A., Ribeiro, C. & Gaspar, M.C. (2021). Lugares em Português 10. Raiz Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Paulo Feytor Pinto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



