ELBT e desenvolvimento da competência escrita em manuais didáticos de PL2
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a15Palavras-chave:
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), competência escrita, manual didático, Português L2 (PL2)Resumo
Neste estudo investigamos o uso do Ensino de Língua Baseado em Tarefas (ELBT) em materiais didáticos desenvolvidos para o ensino da produção textual em português L2 (PL2). Analisamos previamente manuais de PL2 e entrevistamos docentes, destacando limitações nos recursos existentes e a necessidade de abordagem processual de escrita. Com base no ELBT, foram desenvolvidas atividades envolvendo planificação, produção e revisão textual. Os recursos foram utilizados em uma oficina de escrita com estudantes universitários de PL2 nível B1 e os resultados foram promissores, incluindo melhor uso de léxico, progressão textual e adequação ao gênero e ao público-alvo. A coleta de dados continuará com novos grupos para ampliar as conclusões sobre a eficácia dos materiais desenvolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Juliano Sippel

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



