Leite de Vasconcelos, entre publicações, reimpressões e reedições
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a5Palavras-chave:
José Leite de Vasconcelos, edições, reedições, crítica textual, crítica genéticaResumo
A vastíssima obra de José Leite de Vasconcelos encontra-se listada e descrita no artigo publicado por Isabel Vilares Cepeda em José Leite de Vasconcellos: livro do centenário (1858–1958), datado de 1960. O autor publicou artigos em variados periódicos, desde a década de 70 do século XIX até à data do seu falecimento, na década de 40 do século XX. Uma rápida leitura do artigo de Isabel Cepeda é suficiente para constatar uma elevada incidência de reedições e reimpressões ao longo dos anos. Tendo o artigo referido como base para o presente estudo, pretende perceber-se de que forma e até que ponto Leite de Vasconcelos reutilizou os seus artigos em obras subsequentes, assim como identificar as décadas em que temas específicos foram mais explorados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vânia Carvalheiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



