(RE)CONTO: Instrumento de avaliação de narrativas orais para crianças falantes de português europeu
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a17Palavras-chave:
avaliação da linguagem, competências narrativas, macroestrutura, microestruturaResumo
As competências narrativas são determinantes para o sucesso académico de crianças e adolescentes. A avaliação destas competências (incluindo a compreensão e a produção) é importante para estabelecer o diagnóstico de crianças com perturbações da linguagem, bem como para planear a intervenção em contextos clínicos e educativos. Apresenta-se neste artigo um instrumento de avaliação de competências narrativas desenvolvido para crianças entre os 6 e os 12 anos falantes de português europeu. O instrumento inclui tarefas de conto e de reconto, bem como perguntas de compreensão (literal, inferencial e crítica). São reportados resultados obtidos por uma amostra de 521 crianças com desenvolvimento típico de oito regiões de Portugal, bem como de um grupo de 17 crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, considerando o tipo de tarefa, parâmetros macroestruturais e microestruturais, e faixa etária. Apresentam-se ainda algumas propriedades psicométricas do instrumento, que comprovam a validade e fiabilidade do instrumento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Stéphanie Vaz, Maria Lobo, Marisa Lousada

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



