(RE)CONTO: Instrumento de avaliação de narrativas orais para crianças falantes de português europeu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a17

Palavras-chave:

avaliação da linguagem, competências narrativas, macroestrutura, microestrutura

Resumo

As competências narrativas são determinantes para o sucesso académico de crianças e adolescentes. A avaliação destas competências (incluindo a compreensão e a produção) é importante para estabelecer o diagnóstico de crianças com perturbações da linguagem, bem como para planear a intervenção em contextos clínicos e educativos. Apresenta-se neste artigo um instrumento de avaliação de competências narrativas desenvolvido para crianças entre os 6 e os 12 anos falantes de português europeu. O instrumento inclui tarefas de conto e de reconto, bem como perguntas de compreensão (literal, inferencial e crítica). São reportados resultados obtidos por uma amostra de 521 crianças com desenvolvimento típico de oito regiões de Portugal, bem como de um grupo de 17 crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, considerando o tipo de tarefa, parâmetros macroestruturais e microestruturais, e faixa etária. Apresentam-se ainda algumas propriedades psicométricas do instrumento, que comprovam a validade e fiabilidade do instrumento.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Vaz, S., Lobo, M., & Lousada, M. (2025). (RE)CONTO: Instrumento de avaliação de narrativas orais para crianças falantes de português europeu . Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (13), 365–380. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a17