A importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu no sucesso escolar em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a7

Palavras-chave:

dicionários bilingues, línguas bantu de Angola, dicionários pedagógicos, ensino e dicionários, lexicografia do oshikwanyama

Resumo

Neste artigo, aborda-se a importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu, com foco para a sua relevância na melhoria da qualidade do ensino e na promoção de competências linguísticas e comunicativas dos alunos. Visa-se, sobretudo, a melhoria da proficiência comunicativa e escrita em português, língua oficial, permitindo aos alunos descodificar as matérias lecionadas unicamente em língua portuguesa e o combate ao insucesso escolar, num sistema educacional leccionado na língua oficial, mas que deve estar em harmonia com as línguas angolanas de origem bantu, como é o caso do oshikwanyama. O estudo tem como objetivo principal avaliar os dicionários bilingues português-oshikwanyama/oshikwanyama-português existentes, perceber o seu papel nas estratégias educativas do ensino nas zonas rurais de Angola e a avaliar o seu potencial e limitações para a melhoria da qualidade do ensino primário e para o combate ao insucesso escolar nas zonas rurais de Angola.

 

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Haipinge, T. E., & Fonseca Amaro, R. (2025). A importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu no sucesso escolar em Angola. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (13), 142–167. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a7