A importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu no sucesso escolar em Angola
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a7Palavras-chave:
dicionários bilingues, línguas bantu de Angola, dicionários pedagógicos, ensino e dicionários, lexicografia do oshikwanyamaResumo
Neste artigo, aborda-se a importância dos dicionários bilingues de línguas angolanas de origem bantu, com foco para a sua relevância na melhoria da qualidade do ensino e na promoção de competências linguísticas e comunicativas dos alunos. Visa-se, sobretudo, a melhoria da proficiência comunicativa e escrita em português, língua oficial, permitindo aos alunos descodificar as matérias lecionadas unicamente em língua portuguesa e o combate ao insucesso escolar, num sistema educacional leccionado na língua oficial, mas que deve estar em harmonia com as línguas angolanas de origem bantu, como é o caso do oshikwanyama. O estudo tem como objetivo principal avaliar os dicionários bilingues português-oshikwanyama/oshikwanyama-português existentes, perceber o seu papel nas estratégias educativas do ensino nas zonas rurais de Angola e a avaliar o seu potencial e limitações para a melhoria da qualidade do ensino primário e para o combate ao insucesso escolar nas zonas rurais de Angola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Toivo Evaristo Haipinge, Raquel Fonseca Amaro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



