Interfaces na construção do conhecimento fonológico - A lateral em coda silábica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a10

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, conhecimento fonológico, líquida lateral, Coda silábica, português brasileiro

Resumo

O artigo trata do processo de aquisição da linguagem por crianças brasileiras, focalizando a construção do conhecimento fonológico de unidades segmentais da língua, especificamente da líquida lateral /l/. A discussão contempla a análise da estrutura interna do segmento, a constituição silábica da Coda, o comportamento morfofonológico do segmento e a relação fonologia/ortografia estabelecida no processo de aquisição da escrita. A possibilidade de mudança nas representações em um processo continuado de desenvolvimento do conhecimento fonológico é considerada com base na proposta de Boersma (2011).

 

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Moresco Miranda, A. R., & Barreto Matzenauer, C. L. (2025). Interfaces na construção do conhecimento fonológico - A lateral em coda silábica. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (13), 223–237. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a10