Interfaces na construção do conhecimento fonológico - A lateral em coda silábica
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a10Palavras-chave:
aquisição da linguagem, conhecimento fonológico, líquida lateral, Coda silábica, português brasileiroResumo
O artigo trata do processo de aquisição da linguagem por crianças brasileiras, focalizando a construção do conhecimento fonológico de unidades segmentais da língua, especificamente da líquida lateral /l/. A discussão contempla a análise da estrutura interna do segmento, a constituição silábica da Coda, o comportamento morfofonológico do segmento e a relação fonologia/ortografia estabelecida no processo de aquisição da escrita. A possibilidade de mudança nas representações em um processo continuado de desenvolvimento do conhecimento fonológico é considerada com base na proposta de Boersma (2011).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ana Ruth Moresco Miranda, Carmen Lucia Barreto Matzenauer

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



