Explorando a Inteligência Artificial no ensino de línguas: Criação e classificação automática de corpus de narrativas a partir de provérbios para o ensino de PLE com Large Language Models
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a3Palavras-chave:
geração automática de corpus de narrativas, Português como Língua Estrangeira (PLE), inteligência artificial (IA), modelos de linguagem de grande escala (Large Language Models), classificação automática de provérbiosResumo
A Inteligência Artificial (IA), em particular os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), tem vindo a transformar o ensino de línguas. Este estudo explora a aplicação de LLMs no ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), centrando-se na criação, classificação e validação automática de um corpus de narrativas curtas baseadas em provérbios portugueses. Os objetivos centram-se em: (i) gerar automaticamente narrativas curtas baseadas em provérbios, adequadas a diferentes níveis de proficiência definidos pelo QECR; (ii) classificar automaticamente o nível de proficiência linguística dessas narrativas, utilizando técnicas de machine learning tradicionais e modelos fundacionais (LLMs), com posterior validação por avaliadores humanos; (iii) avaliar a adequação das narrativas aos provérbios originais, justificando o seu potencial uso didático no contexto do ensino de PLE. A metodologia envolve a geração de narrativas com LLMs, validadas por ferramentas automáticas e por especialistas humanos, bem como a análise da correspondência entre provérbio e narrativa gerada, tendo em vista a sua aplicação pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sónia Reis, Jorge Baptista

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



