Advérbios disjuntivos de estilo simples e multipalavra em português
DOI:
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln13ano2025a11Palavras-chave:
advérbios multipalavra, advérbios disjuntivos de estilo, português, sintaxeResumo
Este artigo examina as propriedades sintáticas dos advérbios multipalavra em português, concentrando-se especificamente nos advérbios disjuntivos de estilo (PS). Também conhecidos como advérbios enunciativos, metalinguísticos ou ilocucionários, os advérbios PS funcionam como modificadores externos à frase, geralmente expressando a atitude do falante relativamente à sua declaração. Nossa pesquisa catalogou aproximadamente 3.700 advérbios compostos em Português Brasileiro e Europeu, entre os quais 90 foram identificados como advérbios disjuntivos de estilo. O objetivo deste estudo é não apenas definir as propriedades formais e as nuances semânticas dessa categoria adverbial, mas também fornecer uma análise abrangente de suas diversas funções no discurso. Para isso, examinamos suas ocorrências no corpus Roda Viva (Miranda et al., 2024), que consiste em transcrições de 711 entrevistas contemporâneas do português brasileiro.
Palavras-chave: Advérbios compostos, Disjuntivos de estilo, Português, Sintaxe
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Izabela Muller, Jorge Baptista

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na RAPL em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).



